HOME
 
Agatha Christie
 
Mailing List
 
ACBR

Biografia
Livros
Filmes
Cantigas
Links
Diversos
   
..:: 'A Ratoeira' começa 55º ano em cartaz ::..

Segunda-feira 27 de Novembro, 2006 3:21 GMT16

Por Paul Majendie

LONDRES (Reuters) - O produtor do thriller de Agatha Christie "A Ratoeira" previu na segunda-feira que a peça que está em cartaz há mais tempo no mundo não vai sair de cartaz nunca.

Enquanto o mistério clássico iniciava seu 55o ano de apresentação, o produtor atual, Stephen Waley-Cohen, comentou que não consegue enxergar final à vista para o espetáculo, uma atração turística popular de Londres.

"Na primeira noite da peça, Agatha Christie comentou que achava que ela teria uma temporada boa. Agora, virou uma instituição", disse ele. "Não vejo por que a peça não possa continuar em cartaz para sempre."

O público teatral londrino é conhecido por ser volúvel, mas Waley-Cohen disse à Reuters que "A Ratoeira" nunca teve problemas de bilheteria.

"Em 55 anos não tivemos uma única semana de prejuízo. Metade do público é britânico, um quarto é americano e o resto vem de várias outras partes do mundo."

A peça termina tradicionalmente todas as noites com um apelo ao público para que não revele a ninguém quem é o assassino. Ela é dona de três recordes mundiais Guinness.

Além de estar em cartaz há mais tempo continuamente do que qualquer outro espetáculo no mundo, "A Ratoeira" conta com o ator que fez o mesmo papel por mais tempo: David Raven representou o major Metcalfe em 4.575 apresentações.

Nancy Seabrooke é a atriz substituta que trabalhou por mais tempo no mesmo papel: 6.240 apresentações ao longo de 15 anos. Ela ficava sentada nos bastidores, bordando e fazendo crochê.

Agatha Christie, que morreu em 1976, doou os direitos sobre as apresentações da peça no palco para seu neto Matthew Pritchard, em seu nono aniversário.

"A peça sobrevive até agora porque é ótima", disse o diretor premiado com o Oscar Richard Attenborough, que foi o primeiro astro da peça, ao lado de sua mulher Sheila Sim.

O nome original da peça foi "Three Blind Mice" (três ratos cegos). Ela foi escrita por Agatha Christie em 1947, para ser uma peça radiofônica de 30 minutos para comemorar o 80o aniversário da rainha Mary.

Para comemorar seus 50 anos de encenação no West End Londrino, em 2002, a rainha Elizabeth foi assistir à peça, que estreou no ano em que ela subiu ao trono.

Um artigo ainda resta do set de 1952: o relógio na prateleira da lareira, que já sobrevive há mais de 22.500 apresentações. O revólver da produção original hoje se encontra no museu Victoria & Albert, em Londres.

Dois produtores britânicos compraram os direitos de "A Ratoeira" para o cinema por 5.000 libras, sob a condição de que não fizessem o filme menos de seis meses após a produção no teatro ter sido fechada. A peça sobreviveu aos dois.

Fonte: http://br.today.reuters.com/news/


Enviado à mailing por Naomi em 28-11-2006