HOME
 
Agatha Christie
 
Mailing List
 
ACBR

Biografia
Livros
Filmes
Cantigas
Links
Diversos
   
..:: Desvendado um dos maiores Mistérios de Agatha Christie ::..

Desvendado um dos maiores mistérios de Agatha Christie

O Globo Online e EFE
Data: Segunda-feira, 16 de outubro de 2006

LONDRES - Havia um mistério que a polícia e os admiradores de Agatha Christie tentavam desvendar nestes últimos 80 anos: a causa do estranho desaparecimento da "rainha do crime" durante 11 dias, em 1926.

O médico e escritor britânico Andrew Norman, que acaba de publicar uma biografia da autora dos romances mais intrigantes da literatura mundial, investigou o caso e acredita ter dado fim ao mistério, informou o jornal "The Observer". Norman chegou à conclusão de que Christie, criadora de personagens como Hercules Poirot e Miss Marple, sofreu um tipo de amnésia conhecido como "estado de fuga".

Na recém-lançada biografia "The finished portrait" ("Retrato acabado"), Norman diz que o comportamento mostrado pela escritora quando encontrada em um hotel tinha os sintomas típicos do estado de fuga, causado por um trauma ou uma depressão. Nele, a vítima não só perde a memória, como cria uma nova identidade. O médico acrescenta que Agatha estava em uma "situação quase suicida", naquela época.

A "rainha do crime" desapareceu no dia 3 de dezembro de 1926, quando estava no auge do sucesso com seu sexto romance "O Assassinato de Roger Ackroyd". Perto das 20h45, ela deixou de carro sua casa em Styles, em Berkshire, a oeste de Londres. Antes subiu à sua casa e deu um beijo em sua filha, Rosalind.

Seu automóvel foi encontrado logo depois abandonado perto de Guilford, no sul da capital britânica. Já Christie foi achada 11 dias depois em Harrogate, no norte da Inglaterra, em um hotel de luxo com o nome de Teresa Neele.

O inexplicável desaparecimento da escritora mobilizou a polícia e o governo britânicos, ocupou as primeiras páginas dos jornais mais importantes do país e deixou familiares, amigos e leitores de Agatha perplexos. O misterioso sumiço inspirou anos depois o filme "Agatha" (1979), estrelado por Vanessa Redgrave.

Como uma história de suspense da própria escritora, não demoraram informações falsas sobre o mistério. Alguns diziam que ela havia morrido afogada em um bosque perto de onde seu carro fora encontrado. Outros falavam de um possível assassinato cometido pelo seu infiel marido, Archie Christie, ex-piloto e combatente da I Guerra Mundial.

Até o célebre romancista Arthur Conan Doyle (1859-1930), criador de Sherlock Holmes, o detetive mais famoso da literatura, tentou ajudar nas investigações sem sucesso.

Até agora havia muitas especulações sobre o sumiço da escritora, como a de que ela havia perdido a memória num acidente de carro. Más línguas diziam que o episódio foi idéia da própria Agatha para impedir que o marido passasse um fim de semana com a amante.

Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2006/10/16/286117847.asp


Enviado à mailing por Naomi em 16-10-2006