HOME
 
Agatha Christie
 
Mailing List
 
ACBR

Biografia
Livros
Filmes
Cantigas
Links
Diversos
   
..:: Conheça o universo dos livros de detetives... ::..

Conheça o universo dos livros de detetives e concorra a livros da rainha do crime Agatha Christie
Letícia Zioni Gomes (mgomes@ig.com)

Livros policiais são um sucesso no mercado editorial. Os números comprovam: de acordo com a Câmara Brasileira do Livro, dos 10.750 títulos gerais (número que exclui livros didáticos, religiosos e técnicos) lançados em 2002, 2.300 eram do gênero policial. São essas obras gerais que abocanham a maior parcela do faturamento editorial no Brasil, o que faz da ficção policial um dos gêneros mais vendidos no país.

Autores brasileiros também fazem nome no gênero. Rubem Fonseca e Patrícia Melo são alguns dos escritores mais vendidos no país. Seus enredos, assim como acontece com títulos estrangeiros há tempos, vira e mexe são roteirizados para o cinema.

Dentre o gênero policial, destacam-se as publicações que têm a figura do detetive como personagem principal. Desde os clássicos Sherlock Holmes (Sir Arthur Conan Doyle), Miss Marple e Hercule Poirot (Agatha Christie), passando pelos noirs Sam Spade (Dashiell Hammett) e Philip Marlowe (Raymond Chandler) e chegando aos contemporâneos Kay Scarpetta (Patrícia Cornwell) e Adam Dalgliesh (P.D. James), os detetives sempre foram procurados pelo grande público, desempenhando um importante papel na tarefa de arrebatar novos adeptos ao hábito da leitura.

Boas novas
Nessa história de crimes sempre desvendados, a já citada Agatha Christie foi mestra em transformar sua quase centena de livros em best-sellers. Sua editora, a Nova Fronteira, relançou em 2003 as obras completas da conhecida "dama do crime" com novo projeto gráfico e um acabamento à altura da escritora. Quem quiser ganhar um dos títulos da coleção pode concorrer à promoção Agatha Christie que o iGLer está fazendo em parceria com a Nova Fronteira.

A Nova Fronteira promete para 2004 o lançamento das edições revistas do Inspetor Maigret, criação do escritor francês George Simenon.

http://www.ig.com.br/home/igler/artigos/0,,1541448,00.html


Enviado à mailing por Naomi em 23-03-2004