HOME
 
Agatha Christie
 
Mailing List
 
ACBR

Biografia
Livros
Filmes
Cantigas
Links
Diversos
   
..:: Elas são de Morte ::..

Hola, Pessoal!

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, eu encontrei um presente a altura do evento:

http://www.rocco.com.br/ElasSaoDeMorte/

Quem aqui gosta de romances policiais?
Quem aqui quer dar uma chance para "o novo"?
A entrevista com as autoras é bem interessante, sobretudo, com a coordenadora do projeto que traça um paralelo e aponta as principais diferenças entre Agatha, Simenon e Poe!

Divirtam-se!

Abraços;
Samael, que um dia ainda vai comprar as Obras Completas de Edgar Allan Poe...


"Elas são de Morte"
O suspense nunca foi tão sedutor

Coleção da Rocco que reúne romances policiais assinados exclusivamente por mulheres será lançada dia 26 de novembro, quarta-feira, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, RJ.

A jornalista Scarlet Moon, uma das autoras da série, será a apresentadora da festa de lançamento, interpretando trechos dos três primeiros títulos da coleção Elas são de morte.

Romance policial é coisa de homem? Até pode ser, mas as mulheres também adoram lê-los e escrevê-los. Basta lembrar que o nome mais popular no gênero é Agatha Christie, inventora do carismático Hercule Poirot e de romances como Assassinato no Expresso do Oriente, O caso dos dez negrinhos e Cai o pano. A Editora Rocco tem o prazer de lançar os primeiros exemplares da Coleção Elas são de morte, uma série de 20 romances policiais assinados exclusivamente por mulheres. Idealizada e coordenada pela jornalista Denise Assis, a coleção vai mostrar que as autoras brasileiras têm um jeito muito peculiar de abordar o universo do crime, do sangue e das investigações policiais. Para marcar o início da série, uma grande festa será realizada no dia 26 de novembro, quarta-feira, às 19h, no Salão Nobre do belíssimo prédio do Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia. Os três primeiros títulos serão: Uma aula de matar, de Ana Arruda Callado; O jantar da lagartixa, de Ateneia Feijó e O primeiro crime, de Carmen Moreno. No início de 2004 mais dois títulos chegam às prateleiras: Vende-se vestido de noiva, da coordenadora Denise Assis, e Saracusa.com, da atriz Eliene Narducci.

Ao todo, 14 autoras já confirmaram seus títulos. Além das cinco autoras que abrem a coleção, as jornalistas Scarlet Moon, Regina Zappa, Heloísa Marra e Márcia Cezimbra, as dramaturgas Maria Carmen Barbosa e Fátima Valença, a atriz Tessy Callado, a historiadora Mary del Priore e a autora de TV Denise Bandeira. A coordenadora Denise Assis diz que bolou o título da série como uma brincadeira ambígua propositalmente. E conta como selecionou o time que vai mostrar um pouco do que é nosso noir de saias: “Comecei a me divertir com as escolhas. Imaginava, por exemplo, esse lado pop da Scarlet Moon se misturando com a crueldade de um crime e ria, pois eram mundos quase incompatíveis, mas, por isso mesmo, tudo podia ficar divertido. Ao mesmo tempo, queria reunir essas mulheres cujos textos conheço e admiro de um outro universo, e dizer a elas: “Vamos jogar esse talento na ficção.” Antevia o quanto seria surpreendente ver a Heloísa Marra, que escreve sobre moda, por exemplo, assinando uma novela policial e comecei a apostar que o público poderia gostar desse contraste. Quis também ligar nomes como os de Denise Bandeira e Maria Carmen Barbosa, que já escrevem ficção, ao crime. Por que não? Acho que essa coleção é antes de tudo um ataque de bom humor do início ao fim, na medida em que se pode falar em crime de forma leve.”

Denise acredita que no Brasil ainda há uma resistência a mulheres escrevendo policiais, mas diz que já é hora de mudar este quadro: “O nome Agatha Christie é sinônimo de romance policial em todo o mundo. Requintada, perspicaz, e acima de tudo eficiente na arte de manter o mistério até o último minuto, ou melhor, até a última página, a dama inglesa do gênero é referência. No Brasil, no entanto, pouco se vê mulheres que escrevem se arriscando no exercício literário de imiscuir-se com sangue, investigações e peripécias policiais. Estamos mudando isso. Afinal, do ponto de vista dos autores policiais, o crime compensa.”

Neste primeiro grupo de títulos, cada escritora abordou o suspense de uma maneira. Carmen Moreno preservou suas características como autora e alicerçou a narrativa de O primeiro crime no perfil psicológico dos personagens, enquanto Ana Arruda Callado valeu-se de sua experiência como professora universitária para ambientar Uma aula de matar na fogueira das vaidades do meio acadêmico. Em O jantar da lagartixa, Ateneia Feijó mistura suspense, ciência e ecologia. Elienne Narducci ambienta sua trama num cenário absolutamente atual: uma rede de pedofilia instalada em Copacabana. Denise Assis resgata um pouco das origens mineiras elegendo a capital Belo Horizonte como cenário do seu Vende-se vestido de noiva, romance que mistura crime aos amores desfeitos.


Coleção Elas são de morte
Concepção e coordenação: Denise Assis

Autoras: Ana Arruda Callado; Ateneia Feijó; Carmen Moreno; Denise Assis; Denise Bandeira; Eliene Narducci; Fátima Valença; Heloísa Marra; Marcia Cezimbra; Maria Carmem Barbosa; Mary Del Priore; Regina Zappa; Scarlet Moon e Tessy Callado.
Lançamento: 26 de novembro, quarta-feira, no Salão Nobre do Centro Cultural Justiça Federal ( Av. Rio Branco 241 - Cinelândia – Centro- RJ ), às 19:00h
Apresentação: Scarlet Moon



Enviado à mailing por Samael em 09-03-2004