HOME
 
Agatha Christie
 
Mailing List
 
ACBR

Biografia
Livros
Filmes
Cantigas
Links
Diversos
   
..:: Agatha em Celebridade ::..

Saudações, galera do mistério!

A Dama e Poirot foram citados ontem, no capítulo de Celebridade em que foi ao ar a morte do personagem Lineu Vasconcelos.

Postei o acontecido em meu blogue http://oeloperdido.zip.net. Quem quiser dê uma conferida, ok?

Um abraço,
LEO (agora blogueiro iniciante)


O novo mistério do horário nobre...


A qualidade do conteúdo na TV tem deixado muito a desejar ultimamente. A das novelas, então, nem se fala. Celebridade vinha senguindo a mesmice de sempre, com muita exposição e mela-cueca. E quando tudo parecia perdido, eis que surge a mente brilhante de Gilberto Braga.

Com a morte do personagem Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana), ele repete a façanha ocorrida com Odete Roitman (Beatriz Segal) na novela Vale Tudo (lembram?) e coloca o país se perguntando: Quem matou Lineu Vasconcelos?


 
Faz tempo que o gênero mistério/assassinato não emplaca na TV. Ano passado a Globo tentou (e ficou só na tentativa) introduzir o reality "O Jogo", que se mostrou um fiasco logo no primeiro episódio. Lembro que a galera da ACBR (veja post de 15/02) ficou indignada com a falta de preparação da trama, tendo descoberto uma série de furos na pseudo-investigação dos participantes. Sem contar o gaúcho-mala-metido-a-sabe-tudo que vivia misturando técnicas de investigação com "bruxarias". A audiência comprovou o fiasco, e o programa foi literalmente posto "no paredão", para usar o termo da moda.


Mas nas novelas os mistérios sempre foram bem vindos. Em 1977, na novela "O Astro", Janete Clair praticamente estreou o gênero no horário nobre com o assassinato de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo), segurou o mistério por 5 meses, mexeu com o país todo e garantiu o sucesso. Até os cameramans da Globo adotaram a cultura do "bolão" pra premiar quem descobre o criminoso.


O capítulo de ontem de Celebridade mostrou que, se Braga não busca inspiração no melhor da literatura policial, ao menos conhece. O personagem Oscar (Carlos Evelyn), ao sair do "Espaço Fama", comenta: "A investigação deve demorar um bocado. Esse investigador não é nenhum Hercule Poirot, que consegue deduzir as soluções mais improváveis. Certamente ele vai querer saber tudo, em detalhes.". E a anta da Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira), pergunta: "Quem? Hercule o quê?". Cabe a Yolanda (Natália Timberg) esclarecer: "Hercule Poirot, querida, o magnífico detetive dos romances de Agatha Christie!".

A morte de Lineu Vasconcelos promete abalar o horário nobre, e tem tudo para ser um sucesso. Isso se não perder o brilho para os mela-cuecas do folhetim, que não devem ter terminado juntamente com a vida do empresário. Que a morte de Hugo Carnava (ops, do personagem...) não seja em vão...


Escrito por Leo Lopes em 18-02-2004