HOME
 
Agatha Christie
 
Mailing List
 
ACBR

Biografia
Livros
Filmes
Cantigas
Links
Diversos
   
..:: Momento Prudence Cowley - Sûreté ::..

Eu adoro os momentos Prudence Cowley :-)

Além da Scotland Yard, nos livros da Agatha muitas vezes vemos referências a uma agência francesa chamada Sûreté. Não lembro se Poirot chegou a trabalhar lá ou se apenas colaborava, da mesma forma que colaborava com a Yard. Mas tá, o momento Prudence Cowley de hoje é o seguinte:


Você Sabia?
A Sûreté foi fundada por um criminoso

Em 1.809, as ruas de Paris estavam perigosas; as guerras de Napoleão tinham afrouxado os limites da sociedade e uma onda de crimes invadiu a capital francesa, dando muito trabalho para a polícia. O momento era ideal para o aparecimento de um homem esperto, e ele estava bem pertinho...

Eugene François Vidocq foi soldado, marinheiro e até os 35 anos aprontou de tudo. Acabou sendo preso por espancar um oficial e passou anos na prisão, fugindo em 1799 (na terceira tentativa). Os dez anos seguintes ele passou disfarçado como negociante de roupas usadas, mas seus antigos colegas de cadeia viviam ameaçando denunciá-lo à polícia. Para dar um basta nisso, Vidocq tomou uma decisão: dirigiu-se à Prefecture e ofereceu seus serviços como investigador. Ele conhecia a maior parte dos criminosos, sabia de detalhes que certamente a polícia gostaria de saber e podia infiltrar-se facilmente nesse meio. Em troca, pediu que o libertassem da incômoda ameaça de prisão que pairava sobre sua cabeça. Para disfarçar, providenciaram contra ele um mandado falso de prisão. A Brigade de Sureté não ficaria limitada a um distrito; teria como área de atuação toda a cidade de Paris.

Vidocq instalou seu quartel general num edifício próximo da polícia e ele mesmo escolheu seus auxiliares, todos ex-condenados que eram remunerados com uma verba secreta. Colocava regularmente seus homens na prisão, por meio de mandados simulados, e tirava-os de lá, depois de concluída a investigação, também por meio de mandados frios. Desta forma conseguiam obter numerosas informações úteis. Num único ano, ele e seus auxiliares prenderam 812 assaltantes e trapaceiros em geral e limparam covis de criminosos nos quais inspetor algum ousara entrar até então. Algum tempo depois, agência de Vidocq passou a ser conhecida como Sûreté Nacionale e alcançou o mesmo status da Scotland Yard, tornando-se oficial.

Vidocq foi o inspirador de vários escritores de romances policiais.


Enviado à mailing por Lu Bertini em 06-05-2003