HOME
 
Agatha Christie
 
Mailing List
 
ACBR

Biografia
Livros
Filmes
Cantigas
Links
Diversos
   
..:: A Ratoeira ::..

Rainha britânica e peça "A Ratoeira" comemoram 50 anos

14:03 - 26/11
Reuters

LONDRES (Reuters) - Duas instituições britânicas veneráveis comemoraram 50 anos juntas na segunda-feira, quando a rainha Elizabeth foi assistir à 20.807a encenação da peça "A Ratoeira".

A peça que está em cartaz há mais tempo no mundo e, ao lado do Palácio de Buckingham, é uma das principais atrações turísticas de Londres, estreou no ano em que a rainha Elizabeth subiu ao trono. Meio século mais tarde, as duas marcaram seus jubileus de ouro com muito estilo.

O diretor ganhador de Oscar Richard Attenborough, que participou da produção original da peça, subiu ao palco após a apresentação de gala para levar adiante uma tradição: pedir ao público que não revele o nome do assassino na peça.

Explicando por que o assassino está em cartaz há tanto tempo, Attenborough disse à Reuters pouco antes da apresentação histórica: "Ela está durando porque é uma peça boa à beça. Agatha Christie é extremamente inteligente".

Foi a primeira vez que a rainha Elizabeth assistiu ao clássico de Christie, que já foi visto por mais de 10 milhões de pessoas, encenado em 44 países e em 24 línguas diferentes.

Depois da apresentação, ela subiu ao palco para parabenizar o elenco e foi saudada com aplausos tumultuosos.

Os críticos podem zombar de "A Ratoeira", qualificando-a como anacronismo do teatro, mas a peça sobreviveu à queda dramática de bilheteria que afetou outros espetáculos depois que os ataques de 11 de setembro do ano passado prejudicaram o turismo mundial.

David Turner, que dirige "A Ratoeira" há 15 anos, disse que não prevê o fim da peça. "Sempre temos uma lotação média de 75 por cento ao longo do ano", disse ele à Reuters no 50o aniversário da peça. "Sinto orgulho de fazer parte da história do teatro."

O elenco muda a cada 10 meses. Turner recebe 3.000 cartas por ano de atores interessados em trabalhar nela.

O neto de Agatha Christie, Matthew Pritchard, que recebeu os direitos autorais de "A Ratoeira" de presente de sua avó quando completou 9 anos, disse que a autora, que morreu em 1976, talvez estivesse observando a festa de 50 anos.

"Espero que ela, onde estiver, esteja curtindo o momento tanto quanto nós estamos", disse ele.


Enviado à mailing por Dani em 26-11-2002