HOME
 
Agatha Christie
 
Mailing List
 
ACBR

História
Integrantes
Textos
Projetos
Diversos
   

..:: Outros Projetos ::..

uitos projetos e idéias já foram propostas durantes todos os anos de existência da ACBR. Algumas deram certo, outras tiveram complicações no meio do caminho mas acabaram chegando lá, e outras ficaram só na idéia.

Entre esses projetos que ficaram só na idéia, alguns não passaram de um email e outros chegaram quase até o final, mas morreram na praia. Nesta página encontra-se um resumo da história desses projetos, seja para homenageá-los ou apenas recordá-los, seja para esperar o dia em que eles se tornarão reais e passarão a ter uma página própria.


Livro de Contos

Proposto por Hastings em 16 de fevereiro de 2000, surgiu para atender o desejo dos membros de realizar um projeto paralelo ao Romace. As regras eram:

"... se quiserem empreender outro projeto do tipo (como um livro ou algo do estilo) poderíamos pensar em contos isolados, que é algo mais simples, menos trabalhoso e mais rápido, mesmo porque não há necessidade de escrever os contos em ordem e os escritores não precisam esperar um pelo outro. Se fôsse viável poderíamos até pensar no caso de um escrever a parte inicial do conto, ou seja a explicação, e outro, por sorteio, escrever o final, demonstrando as explicações do detetive ou do amador qualquer.. Ainda mais interessante seria ocultar até o último momento quem escreveu a explicação à qual o escritor deve finalizar e também quem escreveu a finalização. Só algum toque de mistério, pois acho que, aqui, ninguém dispensa isso, não é mesmo?" (Hastings, 16/02/2000)

Ottati se ofereceu para organizar e distribuir os contos e 9 membros enviaram seus contos (Cel. Race, Hastings, Luky, Poetisa Solitária, Mitáfilo, Rodrigo, Rodrigo Bissoli, Sup. Battle e Tuiã).

A primeira fase (com as primeiras metades de cada conto) terminou no dia 1º de julho de 2000, mas a segunda fase nunca chegou a acontecer pois apenas 3 contos foram "completados".

Em dezembro de 2001 porém, o projeto "Livro de Contos" quase teve um final feliz pois foi sugerido que os contos sem final fossem entregues a outros membros, mas da mesma forma que a idéia surgiu, a idéia sumiu.

Esse projeto contaria ainda com a participação especial da integrante Maria Odila que escreveu um texto misterioso sobre as várias formas de se assassinar alguém, e sobre o qual foi feito um grande segredo na lista. O texto seria revelado apenas ao término do livro, ou seja, é até hoje um dos mistérios mais bem guardados da história da ACBR.



Segundo Romance

Proposto por Profeta em 11 de junho de 2001, possuiria as mesmas características do primeiro Romance da lista, com a diferença de que a ordem dos escritores também seria segredo, assim, no final do livro os integrantes da lista deveriam adivinhar qual membro escreveu cada capítulo.

"Que tal se a gente começasse uma nova história? Acho que o marasmo da lista se dá por falta de espaço para os realmente interessados em continuar levando adiante a proposta da página. Somos nós - cada um - que faz o grupo e o conduz ao sucesso ou fracasso. Recapitulando: gostaria de começar uma nova história de mistério, cujo tema seria escolhido por todos, e cada um interessado escreveria um capítulo a partir do anterior. O q vcs acham?" (Profeta, 11/06/2001)

Tuppence se ofereceu para coordenar e distribuir os capítulos do livro e 14 membros se ofereceram para participar (Profeta, Samael, Pete Death, Tuppence, Candy, Sup. Battle, Cintia, Rodrigo, Cássia, Morgana, Jane Finn, Mitáfilo, Poio e Tommy).

As inscrições foram encerradas em 15 de junho de 2001 e durante alguns meses o projeto transcorreu com sucesso, até ser atingido por uma pane generalizada nos HD's dos participantes e aparentemente os capítulos foram perdidos.



Métodos de Assassinato e Criminalística

Proposto por Lu Bertini em 29 de abril de 2003, consistiria em catalogar os métodos de assassinato e perfil dos assassinos de todos os livros da Agatha Christie, além de fazer um estudo sobre elementos de criminalística (medicina legal, balística, toxicologia, psicologia forense, etc) a fim de servir de fonte de pesquisa para membros que queiram escrever contos policiais.

"(...) essa história de catalogar métodos de assassinatos é na verdade, um projeto de pesquisa sobre criminologia e sobre a "ordem e método" usados pela Agatha nos livros. Nada extremamente exagerado como se fosse tese de mestrado, apenas uma pesquisa pra gente reunir material e discutir um pouco sobre assassinos e assassinatos interessantes" (Luky, 02/05/2003)