c) Passar - Se você acha que não tem jogo para aumentar o lance, ou dobrar o contrato, e tampouco quer arriscar um contrato em outro naipe, você deve passar.
O leilão acaba quando três jogadores seguidos passam. O último lance feito antes dos "passes" torna-se o contrato a ser cumprido.
O leilão é a parte mais importante de uma partida de bridge. Um leilão otimista demais pode gerar um desastre, mas um leilão muito tímido vai fazer com que a dupla ganhe menos pontos do que poderia.
Saber avaliar o valor de sua mão, e dar um lance compatível com ela é o grande segredo do bridge.
Quando uma dupla possui (somando os dois parceiros) muitas cartas num determinado naipe, digamos 8, 9 ou ainda mais cartas (4+4, ou 5+3, ou 5+4, ou 6+3, ou 6+4 etc), é de interesse da dupla que este seja o naipe de trunfo.
Assim sendo, no Leilão, as duplas dão lances, se propondo fazer um certo número de vazas caso o naipe trunfo seja exatamente aquele que a dupla possui junta bastante cartas. O lance mínimo é de fazer 7 vazas e, evidentemente o lance máximo é de fazer 13 vazas.
No leilão para dar um lance de fazer 7 vazas, por exemplo com naipe de trunfo Copas, fala-se:
1 Copas (está implícito fazer 1 vaza + 6 vazas básicas)
Para dar um lance de fazer 10 com trunfo sendo Espadas, fala-se:
4 Espadas (está implícito fazer 4 vaza + 6 vazas básicas)
Após o término do Leilão, que define o naipe trunfo, é que se dá início ao Carteio.
O Carteador é o jogador que primeiro deu um lance de fazer vazas num determinado naipe que foi o naipe vencedor no Leilão.
A saída é feita pelo jogador a esquerda do carteador e seu parceiro, após a saída, coloca as cartas na mesa para todos verem e passa a ser morto, sem participar do carteio, cabendo ao carteador jogar por si e pelo morto para tentar cumprir o contrato.
No fundo o carteio consiste nas jogadas que irão compor cada uma das 13 vazas possíveis de serem feitas.
VAZA (ou TRICK em inglês) é um conjunto de 4 cartas, que através de uma regra de Bridge determina quem vence a vaza e que portanto será o iniciador da próxima vaza se ainda não for atingido o número de 13 vazas.
Exemplificando: no jogo abaixo Norte jogou o 6 de Copas, Este jogou o Rei de Copas, Sul jogou o Ás de Copas e Oeste jogou o 2 de Copas. Devido o A ser a carta maior entre as quatro cartas jogadas, Sul é o vencedor da vaza. Sul deverá ser o saidor na próxima vaza.
Regra 1 = é obrigatório jogar uma carta do mesmo naipe do saidor da vaza.
Regra 2 = caso um dos jogadores não possuir nenhuma carta do naipe do saidor (ou naipe corrente) ele fica liberado para servir (baldar) qualquer carta.
Regra 3 = caso o contrato seja em "naipe" e o trunfo definido em leilão seja de um naipe diferente da carta do naipe corrente da vaza, então, caso um jogador não tenha nenhuma carta do naipe corrente, e, caso ele tenha carta do naipe de trunfo, ele poderá jogar qualquer carta de trunfo que esta irá ganhar da maior carta do naipe corrente da vaza (ato de cortar).
Regra 4 = caso o jogador se equivocar (ou mentir) e cortar possuindo carta do naipe corrente, ele será enquadrado no ato de REVOKE, cuja penalidade atribuída pelo Juiz de Bridge, pode transferir, duas vazas (ou mais) a outra dupla.
http://www.bridge.pro.br
Texto editado por Tommy a partir de informações retiradas do site acima