HOME
 
Agatha Christie
 
Mailing List
 
ACBR

História
Integrantes
Textos
Projetos
Diversos
   

..:: A Dama de Olhos Cinzentos ::..

Como havia prometido, estou enviando a minha análise a respeito dos olhos cinzas de Miss Grey. O engraçado é que terminei de ler o livro, faz pouco tempo. Aliás, depois dele li Nêmesis, mandarei os comentários em outro e-mail.

Os Olhos Cinzas

Katherine Grey, a personagem em questão, é caracterizada por meio de olhos que são capazes de conquistar qualquer homem. Aliás, é o que mais chama a atenção, tanto de homens quanto de mulheres. Para mim, esse fascínio provocado por esses olhos ocorre, de fato, não só por causa da cor, e , sim, por aquilo que se percebe ao se deparar com aquele olhar.

Miss Grey é uma pessoa que passou toda a sua juventude cuidando de uma senhora, ou seja, as experiências que ela tinha para contar pertenciam a outras pessoas, ela vivia, digamos, a juventude de outras pessoas. E como era a sua personalidade? Era uma pessoa muito bondosa, paciente, verdadeira, e, porque não, uma boa ouvinte. Por isso, até Mrs. Kettering resolve fazer confidências a nossa querida personagem, pois viu, por meio daquele olhar, uma pessoa boa, discreta e confiável, uma ótima confidente, é a mesma sensação que um católico tem quando vê um padre e precisa se confessar, sabe que aquela é a pessoa certa para contar aquilo que a está aflingindo.

Outro traço bem evidente de Katherine é ser observadora e ter uma boa memória. Aí acontece uma mudança em sua vida quando a senhora(não me lembro o nome) que ela cuidava, falece e deixa seus bens para ela. É nesse ponto que a Agatha mostra que aquela moça que vivia em uma pequena cidade perto de Londres, e que nunca havia saído daquele lugar, possui uma beleza que só foi realçada quando Katherine passou a vestir roupas elegantes, dignas de uma dama. Entretanto, o tipo de beleza da personagem não é daqule tipo de que todos os homens ficam caídos quando se deparam. É uma beleza menos provocante e escandoloso, diferente da beleza de Mirelle. Aí é que entra a relevância dos olhos, e a Agatha usa a cor cinza para chamar a atenção, pois apesar da personagem ser bela, de um "modo discreto", o que fica na lembrança das pessoas e o que dá a idéia de beleza são, justamente, os olhos.

Essa cor, não muito comum, para mim, não é sinônimo de beleza, o que torna esses olhos tão especiais é o fato de serem transparentes. Vocês me perguntam como? Simples, por meio de seu olhar a "senhorita cinza", verdadeira como só ela sabe ser, mostra a sua alma, mostra suas qualidades. Ou seja, é no olhar que está toda a vida, é por meio dele que ela demonstra seus desejos e anseios, mas, de uma forma cautelosa. É por meio dele que os outros personagens sabem que Katherine Grey é uma pessoa boa, verdadeira e confiável, e além disso, uma pessoa com um desejo enorme de viver a sua vida e não a dos outros, além disso, é por meio deles que ela analisa as outras pessoas e emite algum juízo de valor(bom, isso é meio óbvio).

Eu avisei que era uma explicação bem filosófica e mesmo assim acho que não consegui passar bem o que pensei quando li o livro, mas, não tem problema.

Quanto à pergunta se eu tenho ou não olhos cinza(mesmo sendo os mesmos verdes que também mudam de cor dependendo da cor da roupa), acho que só quem me conhece pode responder isso. Acho que tenho os olhos um pouco cinza, sim. Mas, o pior é quando se tem as bochechas vermelhas...

Enviado à mailing por Cris em 13-12-2003