HOME
 
Agatha Christie
 
Mailing List
 
ACBR

História
Integrantes
Textos
Projetos
Diversos
   

..:: Acbiroscar 2005 ::..

Prólogo:

Manhã ensolarada, duas belas garotas vestidas com hábitos de freiras caminham pela praia. Ao fundo pode-se ver um monastério no alto das rochas. A primeira freira fala para a segunda:
Irmã Strix: “Oh! Que triste vida. Depois que o grande Samael deixou de escrever regularmente para a acbr, não nos restou outra opção senão abandonar tudo e nos refugiarmos no Convento das Irmãs da Ordem Faladeira.
Irmã Fran: “É verdade. Que triste está a acbr sem o cão argentino...”

(pausa para os suspiros)

Nisso, elas avistam algo na beira da praia, algo que chegou boiando nas ondas. Elas correm para ver o objeto de perto.
Irmã Strix: “Oh! Veja! Um garrafão que alguém soltou no mar com uma mensagem dentro!”
Irmã Fran: “Pessoas normais mandam mensagens em garrafas comuns... Argh! Tenho mesmo que falar isso?”
Irmã Strix: “Está no roteiro... Você sabe como ele é...”
Irmã Fran (suspirando, resignada): “Pessoas normais mandam mensagens em garrafas comuns, quem mandaria uma mensagem dentro de um garrafão de vinho?”
O garrafão aparentava ter estado por muito tempo no mar. Quebrando-o, as freiras rapidamente descobriram o seu conteúdo: uma misteriosa fita de vídeo.
Strix e Fran se entreolharam e, sem dizer mais nada, partiram correndo para a sala de vídeo do convento. Nervosa, Fran mal conseguiu encaixar a fita no antigo aparelho de vídeo-cassete (pelo menos a TV era de 29”).
Determinada, Strix apanhou o controle remoto e pressionou Play. Imagens com chuvisco, um ruído esquisito ao fundo e de repente, uma cena em preto e branco de um poço no meio da floresta sinistra e então...
Mais chuviscos e surge uma imagem a cores:

<INÍCIO DA TRANSMISSÃO>

A Voz se faz ouvir:
A Voz: “Hola, garotas! Normalmente, a premiação máxima da acbr é divulgada em todo o final de ano. No entanto, neste ano eu tive que partir para um ilha distante a fim de desvendar o maior dos mistérios...”

<Corta para a imagem de uma gigantesca ilha, que parece o Havaí, mas que os produtores juram que é um lugar desconhecido e perigoso>

Irmã Strix (apavorada): “Meu Deus! Ele está na ilha de LOST!”
A Voz: “Por favor, irmã Strix, não tenha nenhum chilique agora e também não me interrompa! Sim, mandei essa fita, via garrafão, direto da ilha de Lost, pois o acebiroscar não podia mais ficar sem ser divulgado e, ao mesmo tempo, eu não podia partir sem antes desvendar o maior dos mistérios que é...”
Irmã Fran: “OHhhh! Ele vai revelar o segredo de Lost!!!!”

<CATAPOF! Irmã Fran cai desmaiada de emoção>

A Voz: “...tsc... tsc... Existe um segredo muito maior que o final de Lost, que é ‘Onde foi parar o e-mail do André Lopes sobre os dez melhores filmes de 2005?’”
A Voz: “Para desvendar esse enigma, vim aqui para essa agradável ilha do pacífico sul, em busca da resposta do General Locke Lopes.”
A Voz: “E agora, sem mais delongas, que entre em cena o nosso apresentador-mor, o primeiro e único LOBÂNGELO MAU!”

<Na beira da praia, num tablado de bambus improvisados, o latin lover mais famoso da acbr começa a falar>

Lobângelo: “Boa noite! Ou bom dia! Sei lá! Estamos enfrentando algumas dificuldades técnicas por aqui. Para gravar essa fita, por exemplo, tivemos que apagar um filminho muito legal que uma garotinha fez de dentro de um poço. Peço que perdoem eventuais falhas durante a transmissão...”

<Nisso passa na frente da câmera um sujeito gordo e cabeludo, bem gordo e bem cabeludo, gritando desesperado: “The Numbers are bad! Bad numbers! Bad Numbers!”>

Lobângelo: “Ei! Esse cara não fazia parte da acbr? Peraí! Claro que eu sei quem ele é, é o...”

<Surge um coreano, do nada, também correndo e gritando: “The others! The others! The others!”>

Lobângelo: “Ok! Ok! Vamos deixar de frescura, tchê! Vamos às premiações especiais. Que venha ao palco ele, o terrorista mais odiado do planeta, oSama!

<oSama sobe ao palco de bambus. Ao fundo, um soldado iraquiano o aplaude entusiasticamente>

oSama: “As premiações especiais são aquelas mensagens inspiradas de nossos colegas de mansão. Aquelas mensagens profundas que sempre nos dão o que pensar. Em 2005, os premiados foram:”

Categoria: "Não Acredite Nisso"
Premiado: André Lopes
Promessa: PPS: Em breve! "Amélie Poulain e Alexander Kerner: primos distantes, ou algo mais que isso?"

Categoria: "A Sacada do Ano"
Premiado: Luís, que descobriu que:
Harry Potter = HP
Hercule Poirot = HP

Categoria: "Bob Marley", para o título de e-mail mais fumado do ano:
Mensagem 14245
Título: Poirot & As Árvores
Autor: Adriano Neujahr Agostini

Categoria: "Eu Assumo"
Mensagem 14376
Título: "Psicótico, Neurótico, Todo Errado..."*
Autor: Mitáfilo

Categoria: "Comendador Paulo Schreiner", para o comentário mais gentil do ano:
Mensagem 14207
Autora: Luciana Bertini
“Duvido. De qualquer modo, Portal do Destino é um lixo. Não vale a pena se...”

Categoria: "A Indefinição"
Mensagem 15081
Título: Legal, mas eu não sou Carla; sou Renan...
Autor: Renan (ou Carla?)

Categoria: "Rita Skeeter", para quem esqueceu os spoilers:
Empate Técnico entre:
Julia Albuquerque, por ter revelado o final de Harry Potter VI e
Luciana Bertini, por ter contado o final de Angel Heart

Categoria: "Ellie Driver"
Mensagem 15575
Título: Re: A Casa Torta
"Eu gostei bastante de Casa Torta. Na época, o final parecia bem absurdo e..."
Autor: Sabrina Baltor

<pausa para os aplausos entusiasmados do iraquiano que assiste ao espetáculo. oSama retira-se do palco, Lob reassume>

Lobângelo, penteando a juba latina: “Uau! Esse meu cabelão comprido não está o máximo? Grandes premiações, hein? Mas, como será que andou a acbr neste ano que passou? Para analisarmos os desempenhos das listas acbr e mitatório, nada melhor do que chamarmos ao palco o especialista em tudo que existe. Aquele que sabe tudo, mesmo sem saber de nada, Samael Evaldt Filho!”

<Entra em cena o super-especialista>

S.E.F.: “Bom dia, ou boa tarde, ou boa noite. Realmente, Lob, neste ano que passou as listas andaram meio devagar. Muita gente ocupada. Os principais pontos a destacar, para mim, são, em primeiro lugar, o surgimento de um amplo domínio feminino sobre as casas da acbr e do mitatório. Deste modo, as intrigas ocorrem mais por debaixo dos panos e, apesar de parecer que nada está ocorrendo, vários dramas humanos estão se desenvolvendo. Para mim, é isso o que passa a impressão de que as listas estão mornas demais.”

S.E.F.. “Mesmo assim, e aí vem o segundo ponto a destacar, tivemos a estréia na casa de um monte de gente interessada em Agatha Christie! O Arthur Meier, por exemplo, já mostrou que veio para ficar. Além disso, tivemos novamente um ano de participações perfeitas do Luís, que parece estar mesmo se fixando como o Grilo Falante da casa. E já que temos o Grilo, é preciso também ter um tipo provocador. Flávio Dickson encarnou nesse papel e anda ativando em muitos pés um desejo compulsivo de chutar um traseiro. Isso também é muito bom para a lista. Por fim, as graciosas garotas da acbr, das quais cito a Strix e a Julia, alegram os velhos corações masculinos com a vitalidade das jovens.”

Lob: “Auuuuuuuuuu! É isso aí! Nada melhor que garotas para animar uma lista! Obrigado pela análise, precisa como sempre. Porém, não percamos mais tempo. Eu mesmo irei anunciar os prêmios especiais, para aquelas pessoas que ajudaram a fazer da acbr a melhor lista de e-mails da internet. Os premiados são...”

Prêmio Especial Luciana Vitiello, para a maior formiguinha da acbr:
Premiada: Luciana Naomi Hikawa, por sua contribuição incansável na busca de novas notícias sobre o Mundo de Agatha Christie

Prêmio Jornalista Roberto Marinho:
Premiada: Andréa Neves, pela cobertura do caso do Envenenamento de Campinas.

Prêmio Profissional do Ano, para o participante da lista que se dispôs a falar tecnicamente sobre sua profissão para leigos:
Premiada: Luciana Bertini, por seus esclarecimentos a respeito do que vem a ser Psicologia.

<pausa, enquanto um bando de sobreviventes desesperados passam em frente da câmera, correndo como loucos. Ao fundo, escutam-se urros apavorantes”>

Lobângelo: “parece que o Lostzilla anda agitado ultimamente... mas chegou a hora, pessoal! Chamo ao palco, para apresentar os maiores prêmios do acebiroscar ele, o Criador. Ele, o primeiro e únic...”

<Samael entra no palco correndo. Olha agitado para os lados, pega o microfone e começa a falar quase como que narrando uma corrida de cavalos>

Samael: “Lob, vai reunindo a equipe que a chapa está esquentando por aqui. Hola, Pessoal da acbr/mitatório, é um prazer estar de novo aqui com vocês. Tenho muito orgulho em apresentar os principais, que são:”

"Melhor E-mail sobre um livro de Agatha Christie"
Mensagem: 14482
Título: A Morte do Almirante
Autor: Samael Darcangelo

"Melhor e-mail sobre cinema"
Mensagem: 14195
Título: Adeus, Lenin
Autor: André Lopes

"Melhor Ficção"
Mensagem: 14785
Título: Abduzidos...
Autora: Luciana Naomi Hikawa

"Melhor Seqüência de Mensagens"
Mensagens iniciadas em: 15441
Título: Preparem-se, incautos!
Autora: Sabrina Baltor

"O Título Mais Belo do Ano"
Mensagem: 14979
Título: Inverno Cultural
Autor: Andrea Neves

Samael, já fora do palco de bambus e correndo em direção a mata: “E, finalmente, os grandes vencedores de 2005. As mensagens que tornam essa lista única no mundo:”

Citação do Ano:
“Talvez daqui a algumas décadas o André diga a seu neto que só viu um gol de Edmundo contra seu clube do coração, e foi por causa de uma lambança de um dirigente engravatado. Mas eu estarei lá para contar ao rebento a verdade dos fatos, já que o vovô estava em Portugal em 16 de novembro de 2005, quando eu vi o figueirense Edmundo acertar três gols em seis minutos no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.”
Autor: Daniel Mouta

"Mensagem do Ano"
Mensagem: 7191
Título: A nascente do Rio do Peixe
Autor: Daniel Mouta

<pausa para os últimos aplausos e gritos de emoção>

Samael e sua equipe fogem alucinadamente. A imagem está toda tremida porque o câmera, obviamente, está fugindo junto.
Na última cena do vídeo, Samael está se aproximando do câmera com um garrafão na mão, enquanto ordena:
“Depressa, coloque a fita aí dentro, lacre e jogue o garrafão no mar!”
Ao fundo, escuta-se a voz de Lobângelo, gritando: “Os ursos estão chegando! Os ursos! Os ursos!”

<FIM DA TRANSMISSÃO>

Irmã Strix, dando tapinha na sua amiga desmaiada: “Alguém tem um copo de água para reanimar a irmã Fran?”

Enviado à mailing por Samael em 26-03-2006